Artigos 

O QUE A COLUNA LOMBAR DIZ EM SUAS DORES SOBRE NOSSAS EMOÇÕES:

Palestras qualidade de vida no trabalho - Davi PalmaAs patologias da região lombar geralmente relacionam-se a medos, ou à situação de muita cobrança, interna e externa, relacionadas a questões com conotações emocionais, algo que te impede de fazer o que quer.


A região sacral está relacionada à sexualidade. Problemas na região sacral relacionam-se a conflitos relacionados à sexualidade, sobretudo traumas e repressão. Nos casos de meninas que são esperadas meninos, é muito comum encontrarmos uma materialização sobre o sacro e dores na região. Estas mulheres, em geral, apresentam dificuldade nos relacionamentos íntimos, dificuldade de engravidar, cólicas menstruais, suscetibilidades a problemas no aparelho reprodutor (útero, ovários, seios etc.) frigidez.

Homens com esse tipo de conflito materializam menos sobre o sacro, mas também manifestam problemas com a sexualidade, tanto com os relacionamentos, como no que diz respeito à suscetibilidade a problemas no aparelho reprodutor, inclusive em muitos casos sendo estéreis.

É muito importante destacar que as dores do isquiático (ciático) também estão relacionadas aos problemas de coluna da região lombar e sacral. Correspondem aos medos de seguir em frente, inseguranças diversas e dificuldade de adaptação as situações de vida, especialmente aquelas que requerem mudança de comportamento ou que transformam nossa rotina.

Não são apenas os problemas de coluna, mas todas as articulações relacionam-se à nossa capacidade de nos “articular” na vida, ou seja, capacidade de relacionamento político. Problemas nas articulações relacionam-se à rigidez e à dificuldade de superar situações difíceis. Incluem-se nesse contexto todas as “ites” que afetam as articulações e que estão relacionadas a situações desagradáveis a que a pessoa se submete mesmo não gostando, por não saber como resolver.

Vamos ver então o que nos causa tantos problemas nesta área. Na coluna lombar, vamos pensar nas pernas, qual a função das pernas? Ela te da sustentação e locomoção, ela leva você para onde você quer ir. Então imagine que você quer realizar algo, quer entrar na faculdade, quer comprar uma casa, quer realizar um projeto importante, mas você não consegue isso esta impedindo de você ir para onde quer, mas o que é que te impede? Na verdade são três situações que podem te impedir, pode ser alguém que esta impedindo você de fazer aquilo que deseja, por exemplo, o filho quer fazer a faculdade de Medicina, mas o pai que é advogado quer que o filho faça Direito, então pelo poder que exerce sobre seu filho, obriga o menino a fazer Direito, este